16 de maio de 2008

Como funcionam as licenças de uso de softwares

Você fica com cara de bundão e não sabe dizer como funciona um software demo, freeware, trial ou shareware?
Com este tutorial você ficará por dentro do assunto e poderá optar na hora de baixar aquele programinha legal ou aquele jogo massa.

Gratuitos

Freeware:

São programas gratuitos, eles não expiram e você pode usá-los livremente que nunca terá que pagar nada por isso. Alguns programas são gratuitos apenas para pessoas físicas ou uso não comercial.

Adware:
Também são programas gratuitos, mas trazem publicidade em forma de banners ou links que bancam os custos do desenvolvimento e manutenção do software. Muitos adwares oferecem versões pagas dos programas, sem propaganda, mas a compra neste caso é opcional, você pode ficar com a versão suportada por banners por quanto tempo quiser.

Opensource:
São programas gratuitos que possuem o código-fonte aberto, desenvolvidos na maioria das vezes por comunidades que dedicam seu tempo livre para fazê-lo. Se você for programador, pode modificar o código-fonte dos programas se quiser, desde que mantenha os créditos aos criadores deles. A licença de uso opensource mais popular é a GNU-GPL, para ler o conteúdo integral desta licença acesse: http://www.magnux.org/doc/GPL-pt_BR.txt

Crack:
Um crack é um pequeno programa usado para quebrar um sistema de segurança qualquer. O uso mais comum é para transformar programas shareware ou uma versão limitada no programa completo, removendo ou enganando o sistema de segurança que limita o uso ou verifica o número serial. Entretanto a livre distribuição de programas crackeados constitui crime contra o direito de marcas/patentes e propriedades.

Gratuitos para testar

Shareware:
São programas que após um determinado tempo de uso - este tempo varia de programa para programa - ou número de utilizações, perde algumas ou todas as suas funcionalidades. Após este período você deve ou apagá-lo do computador ou registrá-lo através do pagamento de uma taxa ao desenvolvedor. Como um usuário registrado você tem inúmeros benefícios, desde suporte a atualizações gratuitas do programa. Lembre-se que você não é obrigado a pagar o registro do programa, se não quiser pagar basta apagá-lo do micro.

Demo:
Este tipo de distribuição é mais comum em jogos. Os demos de jogos apresentam apenas algumas fases e servem para você analisar se vale a pena comprá-lo ou não. Os demos não expiram e nem podem ser registrados. Se você quiser comprar o software terá que recorrer a uma loja.

Trial:
É semelhante ao tipo DEMO, mas se aplica a programas. Você pode testar o programa em sua totalidade, com todos os recursos e por quanto tempo quiser, mas geralmente não poderá salvar ou exportar os trabalhos feitos. Se quiser comprar o programa deverá ir a uma loja e comprar a caixa, não há opção para registrar o programa.Alguns programas Trial permitem que você salve e exporte os trabalhos por um certo tempo, mas após este tempo de uso a única opção é comprar o programa completo ou apagá-lo do computador.

Curiosidade: Existem algumas licenças meio malucas, como o Postcardware e o StampwareCardware. Na Postcardware você deve enviar um cartão postal ao desenvolvedor para obter o registro e na StampwareCardware uma carta deve ser enviada ao desenvolvedor para registrar o software.

Fonte: Baixaki

Um comentário:

Monise disse...

olá
você falou sobre essas 2 licenças Stampware e Cardware mas não deixou nenhuma dica de onde podemos encontrar e conhecer esse tipo de coisa.
Seja bonzinho e mostra para a gente vai.
Obrigada.