13 de abril de 2008

Cadê as notas de 10 reais de plástico?

Passeando pela net, li esta matéria e achei interessante.

Update...
ATENÇÃO: Esta publicação é a título de curiosidade e NÃO me responsabilizo por transações comerciais feitas através desta postagem ou em razão dela.




Lembram das notas de 10 reais de plástico? Elas foram lançadas em 22 de abril de 2000, para comemorar os 500 anos do Brasil, no total foram 125 milhões de cédulas plásticas.

A tecnologia foi comprada da Austrália, e vinha com a promessa de aumentar a vida útil das cédulas em quatro vezes, em comparação com as de papel (mas com o custo de produção 59% mais caro). Também seriam mais resistentes e de dificil falsificação.

Para divulgá-la, no dia 05/06/2000, o Banco Central disponibilizou para compra, envelopes especiais numerados de uma série limitada. Além da nota o kit tinha uma cartilha com toda a descrição do projeto.

Mas aonde elas foram parar? Atualmente é bem mais difícil encontrar uma nota de 10 reais de plástico por aí, quase 8 anos depois do lançamento. Seja no ônibus, no banco ou no comércio, muito raramente eu encontro uma quando recebo troco de alguma coisa. Mas quando vejo uma, algo fácil de perceber é o estado dessas cédulas: bem gastas, com algumas áreas sem tinta.

Passados esses quase 8 anos podemos dizer que a cédula de plástico não emplacou no Brasil, pois parece que não são mais produzidas ficando apenas as já bem gastas ainda existentes. Ou o período de duração das notas, de quatro vezes mais que o papel, ainda está em teste. Tudo não passa de suposição pois não tivemos mais novidades sobre ela.

Por curiosidade, no Mercado Livre encontrei duas já negociadas. Uma teve sua venda finalizada em R$ 24, e outra por R$ 135. Esta última com certeza estava em melhor estado de conservação, daí o seu maior valor.

"Se você tem uma dessas, guarde porque ela vale dinheiro!"

Vi isto aqui.

24 comentários:

Unknown disse...

Pois é interessante, comentei com amigas minhas e elas nao conhecem a tal! Achei que estava delirando, nem no site da casa da moeda eu achei referência, mas existe o santo Google! Obrigada!

Unknown disse...

Opa.hoje dia 11 de dezembro de 2009 eu recebi uma nota dessas no meu comércio, fiquei encucado se valia ou nao essa nota.. entrei no site oficial do BC e la nao dizia que nao valia mais.. ai achei esse post e me animei.. vou oferta-la no Mercado Livre.. quemn tiver interesse entre em contato hgbertozzo@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho uma nota dessas e estou querendo vender. Colecionadores de platão, entrem em contato.
edson.pb@ig.com.br

Unknown disse...

Tenho realmente uma coleção destas notas. São 18 cédulas no total com os números em série e novas, ou seja, não foram circuladas pois eu fui a primeira pessoa a recebe-las. Estão comigo a vários anos seguidos. Se alguém se interessar em compra-las entre em contato tthbraga@hotmail.com
Obrigado.

Unknown disse...

tenho uma cedula dessas em otimo estado interessado e-mail juninho_da5@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho uma cedula de plastico em otimo estado vendo pela melhor oferta quem interssar ligue;5527-7495ou28857071 falar com Nico

Anônimo disse...

Tenho uma em bom estado. Quem tiver interesse é só entrar em contato através do e-mail nhsinformatica@terra.com.br.

Unknown disse...

tenho uma cedula de 10 reais em perfeito estado se alguem se intereçar meu numero de celular é 74157127 e o meu emailé bb.freitas@hotmail.com.

Anônimo disse...

Possuo uma nota dessas esta praticamente identica a da foto porem nao com muito contraste! esta nota vale em torno de $150 e 200$ dependendo do estado.tambem possuo cedulas como reis,cruzados,cruzados novos,e moedas tb. se vc tem uma em perfeitoo estado procure negociar com colecionadores!!

akaua disse...

eu tenho uma nota de 10 de plástico sua numeração é A 0001042581 D.
Interessados em comprar essa nota meu Email é akauabachdamasio@hotmail

Anônimo disse...

Olá. Foi muito bom saber disso porque tenho uma nota de dez e uma de um real. Quem se enteressar é só entrar em contato carlos-maraja@hotmail.com
Obs:A nota de dez esta em perfeito estado e a de um só tem um pequeno corte mas mesmo assim vale a pena.

Feitosa disse...

Tenho 03 notas em perfeito estado, interessados contato pelo e-mail jf.natal@uol.com.br.

ahhhhmlkkkkk disse...

tenho uma nota dessa em perfeito estado de conservação! quem interessar, favor entrar em contato!
gustavo17_mst@hotmail.com ... (34)8861 9247

Anônimo disse...

Eu tambem tenho uma nota de R$ 10,00 de plastico. Se houver interesse enviar entrar em contato com lilianluciene@hotmail.com

Anônimo disse...

olá pessoal,tenho 10 notas dessas se interessar a alguém elas estão novas,
meu tel: é,021 96671570 e boa sorte
para todos.

Anônimo disse...

Ola,
Eu possuo uma dstas cedulas, porem a minha e' especial: o numero de serie eh A0000000000D. Ao lado do numero de serie, ha um carimbo: specimen N.o 0104, e na face "MODELO" e no verso "SEM VALOR". Achei esse post justamente para fazer uma pesquisa pois estou enviando o scan da minha cedula para analise. Alguem tem alguma ideia de quanto pode valer? Abracos,
Paulo
p3m@bol.com.br

Anônimo disse...

tenho uma nota também de 10 reais novinha novinha trabalho em um hotel em sp vendo ela por 50 reais interessados mandar email tiago_tcs_cardoso@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho 46 notas intactas,se caso interessar contate (81)35240795,valor 4.000,00reais

leloo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leloo disse...

tenho 3 dessas interessados :lelo.oliver79@gmail.com

Unknown disse...

BOA NOITE. SOU DE GOIÂNIA E TENHO 160 NOTAS DE PLÁSTICO EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO PARA VENDER.
INTERESSADOS ME CONTACTAR...
EMAIL: karita.rachel@gmail.com

Unknown disse...

Tenho estas cédula em ótimo estado vendo por 50 reais cada, ZAP 85996360818

Unknown disse...

tenho uma nota dessa ótimo estado estou vendendo 150,00 reais

Unknown disse...

Osvaldo José tem essa nota vendo 150,00reais