19 de abril de 2008

Continuaremos alienados

Tanta coisa ruim acontece no Brasil afora além do caso Isabela. As nossas crianças que morrem na seca lá no nordeste, que morrem de dengue no Rio. Delas ninguém lembra, porque na sua maioria são pobres...E mais o monte de escândalos que ocorrem todo dia no governo; assassinatos, roubos, atrocidades...O que acontece é que em nosso país sempre tem alguma coisa em que todo mundo se foca e esquece o resto: João Hélio, o acidente da Gol, da Tam, copa do mundo, caso Richtoffen, Pan-Americano, guerra no iraque, e agora a Isabela. Isso que aconteceu com ela foi muito triste sim. Acontece que nosso país não se resume a isto. E essa história vai estar em destaque somente até quando aparecer coisa pior ou ela, a notícia, perder a graça.

E o por quê do fascínio das pessoas no caso? Prestem atenção na situação: menina branca e de classe média, morre misteriosamente ao cair da janela do quarto, e depois descobre-se que foi jogada e as suspeitas passam a recair sobre os pais...Isso parece ou não uma novela ou algo do gênero ? E a cada dia se descobre uma informação nova, e se você deixar de ver o jornal por um dia, vai perder o fio da meada e já era. E assim como acontece nos finais de novela, todo mundo tem suas suspeitas, cada um sabe quem foi o assassino, e assim, vão acompanhando até o final, pra ver como vai ser o desfecho. Esse caso está sendo tão televisionado exatamente por esse mistério que o envolve, que dá um ar ficcional. E as pessoas estão vendo isso exatamente como uma ficção, como um big brother da vida, e esquecendo que lá fora tem corrupção, tem mortes e tem muita pobreza.

Esperemos agora, para ver qual será a tragédia foco do próximo mês, que será discutido no portão de casa, na hora do jantar, no ônibus, no msn, no trabalho, na mesa do bar, e em todo ajuntamento de gente. Enquanto isso, os políticos continuarão roubando, mais e mais, crianças continuarão morrendo e um monte de barbaridades acontecerão nas esquinas de nossas casas...E nós continuaremos alienados.
O governo e as mídias agradecem nossa atenção.

Nenhum comentário: