5 de maio de 2007

Michael Faraday

Na imagem abaixo, o exato momento em que um avião é atingido por um raio em plena decolagem. É fato comum aviões serem atingidos por raios; como estão imersos num ambiente ionizado, o raio passa pela carcaça metálica que forma uma gaiola de Faraday e continua a descida em direção ao solo, sem afetar os instrumentos de bordo.



Relembrando, o dispositivo nada mais é do que uma gaiola feita de tela de fio condutor (arame por exemplo). Quando um raio cai sobre a tela, cada "quadrícula" da malha metálica funciona como uma espira de bobina. A reação do raio torna o campo eletromagnético dentro da gaiola nulo, desviando para a terra a corrente gerada.
Dizem os historiadores que quando Faraday revelou a sua descoberta à comunidade científica da época, seus colegas não só não acreditaram em sua teoria, como também a ridicularizaram. Para provar suas convicções, Faraday que acabara de se tornar pai de um saudável bebê, pegou seu filho e cobrindo-lhe os olhos com um pano escuro, colocou-o dentro de uma gaiola metálica. Diante das atônitas autoridades científicas, Faraday ligou um autotransformador, cujo secundário estava próximo da gaiola aterrada. Após elevar a tensão para milhares de Volts, várias descargas (raios) atingiram a gaiola. Quando o transformador foi desligado, retirou seu filho da gaiola ileso para espanto de todos. O princípio de Faraday é válido tanto para alta quanto para baixa tensão.

Nenhum comentário: