16 de maio de 2007

Ashes and Snow



Gregory Colbert, fotógrafo canadense, mostra e documenta a intimidade entre homens e animais de várias regiões do mundo, desde a Índia ao Egito; Mianmar, Sri Lanka, Quênia, Etiópia e Namíbia. Ashes and Snow reúne 200 fotos e um filme de uma hora projetado num imenso telão. Nas suas fotos, o artista explora a sensibilidade e a poesia dos movimentos entre os animais com a natureza e tenta redescobrir a harmonia que já existiu quando as pessoas viveram com os animais. "A natureza é um poema, e nós, homens, com a nossa arrogância, temos de parar de pensar que somos a parte mais importante dela – quando afinal somos apenas uma sílaba", diz Colbert.
...
As imagens mostram um mundo que não tem início ou fim, aqui ou ali, passado ou presente. Navegue e explore todo o site: veja as fotos, assista aos vídeos e leia os textos. Não há qualquer montagem nas fotos deste artista. As fotografias (em média 1x2 metros) foram retiradas do filme através de fotogramas, cujos tons são de âmbar e sépia. Este trabalho primoroso está em
exibição num Museu feito a partir de contentores de barcos, denominado The Nomadic Museum. Este espaço monumental projetado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban, foi concebido para poder ser itinerante e percorrer o mundo. Trata-se de um pavilhão cujas paredes são constituídas por 148 contentores empilhados (os mesmos que transportarão todo o material de cidade em cidade) que formam uma estrutura de mais de 4.000 metros quadrados. Neste momento esta exposição está aberta ao público em Tokyo e de seguida irá para Berlim. O projeto Ashes and Snow é financiado em parte pela Fundação Bianimale, criada pelo próprio Colbert para apoiar projetos de arte e conservação da natureza. O fotógrafo conta que a razão de um museu nômade recria o seu desejo de mostrar ao mundo que a arte deve ser acessível a todos e não reservada a uma elite.
...
Assista ao vídeo.
Indicado pela amiga Clô.

Nenhum comentário: