11 de novembro de 2007

A Última Ceia [em detalhes]

A Última Ceia (em italiano L'Ultima Cena e também Cenacolo), uma pintura de Leonardo da Vinci para seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa para alguns, a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia.

É um dos maiores bens conhecido e estimado do mundo. Ao contrário de muitas outras valiosas pinturas, nunca foi possuída particularmente porque não pode ser removida do seu local de origem já que está pintada sobre a parede do refeitório do convento.

O trabalho pode ser achado no convento de Santa Maria Delle Grazie em Milão. O Duque mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, mas a interpretação de Leonardo deu maior realismo e profundidade ao lugar.

Leonardo da Vinci passou grande parte destes três anos dando atenção integral a esta pintura, o que era fato raro para um pintor versátil e do seu quilate.
Sofreu agressões ao longo do tempo desde a abertura de uma porta pelos padres até ao bombardeio aéreo na Segunda Guerra Mundial.



O site haltadefinizione.com criou pra você ver, A Última Ceia com uma resolução de mais de 16 bilhões de pixels (172.181 x 93.611 px), é isto mesmo que você leu, 16 bi de px. Com tal definição se pode ver detalhes como se estivesse realmente em frente à pintura. Vale dar uma passada por lá!

Clique na imagem.

Nenhum comentário: