F-Zero é um jogo de corrida futurista lançado aqui no Brasil nos anos 90, foi um dos primeiros títulos do console Super Nintendo e um jogo que criou padrões para o estilo na época.
O principal diferencial do F-Zero está além dos gráficos é a jogabilidade, extremamente simples e funcional. O jogador controla veículos flutuantes a mais de 400km/h em circuitos cercados por uma espécie de barreira energética, correndo contra adversários e adversidades nas pistas, tais como: minas, trechos com atrito, trechos escorregadios, rampas, retardatários lentos e a própria proteção lateral do circuito, que arranca energia do veículo deixando-o mais frágil e lento.
A cada volta completada, o corredor é presenteado com um pequeno S, que serve como impulso extra, uma espécie de nitro que pode ser usado a qualquer momento, fazendo o bólido alcançar impressionantes 900 km/h em algumas ocasiões. São quatro veículos para serem usados pelo jogador humano, cada um com características e pilotos distintos: Blue Falcon (meu preferido), Golden Fox, Wild Goose e Fire Stingrey.
Todos os circuitos tem uma área lateral energizada após a linha de chegada, essa parte serve para o piloto recarregar parte da energia perdida nos obstáculos da pista. Falando em pistas, F-Zero tem 15 circuitos em 3 campeonatos diferentes, considerando que as pistas Port Town, Death Wind e Red Canyon possuem traçados diferentes em outras copas.
O responsável pelos efeitos de rotação e da ambientação mais próxima do tri-dimensional que existia na época foi o chip Mode-7, peça exclusiva do Super Nintendo usado bastante em outros games, como Pilotwings e o consagrado Mario Kart. A família F-Zero cresceu e gerou os títulos F-Zero X (N64), Maximum Velocity (GBA), F-Zero GX (Game Cube), F-Zero AX (Arcade), GP Legend (GBA) e Climax (GBA).
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