4 de julho de 2007

Juiz desconectado


O juiz Bento Luiz de Azambuja Moreira, da 3ª Vara do Trabalho de Cascavel/PR, decidiu cancelar uma audiência porque uma das partes calçava chinelos. Para ele, “o calçado é incompatível com a dignidade do Poder Judiciário”.
Fonte.
Extremamente infeliz foi esta decisão do juiz Bento Luiz de Azambuja Moreira.
Num país tropical como o nosso, nada mais cômodo usar um par de havaianas nos pés, aliás, não é raro publicidades sobre o calçado, com variadas e grandes gostosas estrelas da televisão brasileira, entretanto comodidade não foi o caso do trabalhador Joanir Pereira, foi sim um caso de humildade mesmo, pobreza. Por questões óbvias, seria infame um juiz numa audiência, calçar tais sandálias, mas não seria a um popular. Não se pode considerar que a roupa do trabalhador, muitas vezes a única que possui, atenta contra a dignidade da Justiça, pois assim se está dizendo que os mais humildes não são dignos da atenção dos juízes e que apenas os bem vestidos a merecem. Creio que tal fato deve entrar para o registro das aberrações jurídicas.

Em contrapartida a juíza Zilmene Gomide da Silva Manzoli, do 2º Tribunal do Júri de Goiânia (GO), em protesto à decisão do juiz Bento Luiz de Azambuja Moreira, autorizou o réu Manoel Elson Francisco da Conceição, a usar o boné que portava durante sua sessão de julgamento.

PS. Manoel Elson Francisco da Conceição foi absolvido da acusação de homicídio.

Nenhum comentário: