13 de maio de 2012

Coma Ostras


ostras? adoro!


Veja como "nascem" as pérolas naturais.

Ostras são molusco que vivem dentro de uma concha e tem uma forma curiosa de se defender, quando um parasita indesejado entra na sua concha ele trata de produzir madrepérola para atacar o invasor. Com o tempo, as camadas de madrepérolas se sobrepõem umas as outras, dando origem às preciosas bolinhas, vindo após algum tempo se transformarem em pérola. Naturalmente, isso demora a acontecer, mas há muitos criadores de ostras que induzem esse efeito para que as pérolas sejam produzidas com mais frequência.

Também existem os ostreicultores que as criam para o consumo humano. Uma recente notícia revelou que muitas ostras não estão sobrevivendo por causa da temperatura da água que está aquecida demais. E as que sobrevivem são bem menores do que o normal. Muitas pessoas não gostam de ostra, principalmente se for pra consumir crua. Mas para isso é preciso saber de onde a ostra veio para que não ocorra uma contaminação alimentar. Contudo, há outras formas de consumi-las sem ser a in natura.

Quanto às características nutricionais desse molusco, ele tem vários tipos de vitaminas (B12, C e A) e de minerais (potássio, sódio, selênio e zinco), além das proteínas e carboidratos. Seu teor de lipídio é baixo. As ostras mais consumidas são a do Oceano Pacífico e a do Atlântico. Em se tratando de comida afrodisíaca, sem dúvida nenhuma a ostra é a campeã. É o afrodisíaco mais conhecido no mundo e um dos mais poderosos, começando pela sua aparência, o resto é sem comentários!

Existem pessoas que adoram as ostras, quem sabe com essas informações você não se anima, hum?

Em tempo: O amante mais famoso do mundo, Casanova, considerava as ostras como “um estímulo para o espírito e para o amor”. Ele comia, rotineiramente, cinquenta ostras no café da manhã colocando-as nos lábios e corpo das suas amantes e comendo uma por uma  (ah que cara safado!)