30 de abril de 2011

Proteger pendrive contra vírus

Todo mundo já pegou algum tipo de vírus no computador, daqueles que travam o Windows a toda hora ou atacam algum programa instalado causando a maior dor-de-cabeça. Agora com o uso frequente de unidades removíveis a coisa se alastrou bonito. Primeiro ele infecta um pendrive, MP4, câmeras etc, depois em cada computador plugado o programa malicioso se replica e o torna mais um hospedeiro. Esses vírus se aproveitam de uma característica do Windows de ler um arquivo de texto usado para executar um aplicativo automaticamente nas unidades removíveis, chamado de “autorun.inf”. Dentro desse pequeno arquivo de texto, os crackers inserem códigos que ludibriam o usuário a executarem o programa malicioso, ou simplesmente se auto-executa sem qualquer ação. A parte mais chata é que uma vez infectado, o computador passa a infectar qualquer pendrive inserido daí em diante.
Fuçando a net por aí, achei este programinha legal. Foi desenvolvido pela Panda Security empresa especializada em segurança digital, tratando-se de um pequeno programa que blinda o seu pendrive, impedindo que os virus se alojem nele.

Baixe o programa AQUI (tamanho: 829 Kb)

Tela inicial do programa


O programa é bem simples mesmo, contendo apenas uma tela. Na primeira parte existe o botão Vaccinate Computer, clicando nele você impede que novos vírus venham a ser instalados no seu computador. Na segunda parte, insira seu pendrive na entrada USB e em seguida irá aparecer esta tela abaixo dizendo em qual drive ele foi conectado. Clique em Vaccinate USB para imunizar seu pendrive e pronto.